Urologista Danilo Brandão fala sobre a importância da prevenção ao Câncer de Próstata

Atualizado: há 4 dias


Manter os cuidados com a saúde ainda é um tabu para muitos homens. Esta situação que só prejudica o bem-estar e coloca em risco a própria saúde, abre espaço para o surgimento de doenças. Um exemplo é o câncer de próstata, o câncer mais frequente na população masculina, especialmente após os 40 anos de idade. No Brasil, é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma).

Segundo estimativa do Instituto Nacional do Câncer (INCA) para o triênio 2020-2022, serão mais de 60.000 mil novos casos diagnosticados, risco de 62,95 casos novos a cada 100 mil homens.


Culturalmente, o cuidado com a saúde não é um assunto comum dentro de casa, o que atrapalha o diagnóstico de possíveis doenças, como o próprio câncer de próstata.


Além disso, o preconceito existente em torno dos cuidados com a saúde masculina, só reforça a importância das ações de conscientização como a campanha do Novembro Azul.


Em entrevista ao Canal Cartaz da Cidade, o médico urologista, Danilo Brandão explica quais são os principais fatores de risco deste câncer, seu tratamento e prevenção.