Covid 19: Leitor denúncia falta de testes rápidos em Juazeiro



Um leitor denunciou na manhã desta segunda-feira (31), a falta de testes rápidos no município de Juazeiro. Segundo o denunciante, a população tem saído do município para realizar testes na cidade vizinha, Petrolina, e que utilizam de comprovantes de residência de amigos e parentes para conseguir realizar o procedimento no município vizinho.


Através do Boletim divulgado neste domingo (30), a Secretaria de saúde de Juazeiro informa que foram realizados desde o início da pandemia 33.158 testes rápidos pela prefeitura e 1.892 pelo Lacen, em Salvador. E que a Prefeitura de Juazeiro está em processo de licitação para a compra de 150 mil testes.


“A Prefeitura de Juazeiro finalizou o processo de licitação para a compra de testes de detecção da Covid-19. O processo contempla a aquisição de 150 mil kits testagem - entre testes rápidos e RT-PCR. A previsão da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) é de que os testes cheguem na próxima semana.


“Enquanto acontecia o processo de licitação nós concentramos a testagem na UPA e no Lacen. Esses novos testes deverão ser suficientes para atender a nossa demanda até o final do ano. No entanto, se a gente precisar de mais testes, nós poderemos fazer um aditivo de contrato para nova compra”, destaca o secretário de Saúde, Fernando Costa.

Ainda de acordo com nota, a nova compra vai reforçar as ações da Secretaria de Saúde na detecção precoce da doença, permitindo maior controle do vírus no município e assistência aos infectados.

Testes

Nos quatro primeiros meses de 2021, a Prefeitura de Juazeiro fez uma compra emergencial de mais de 8.750 testes da Covid-19. Encontrou em estoque cerca de 4 mil testes, e recebeu mais 4 mil do Governo do Estado. A quantidade não foi suficiente e o estoque baixou neste mês de maio.”


Já em Petrolina, segundo a Sesau foram realizados mais de 130 mil testes, sendo que destes, 27.604 pessoas tiveram o resultado positivo e mais de 100 mil testes com resultados negativos.


Da Redação - Caíque Lima

Comente e Compartilhe!