Corpo de Bombeiros lançará operação contra incêndios na Bahia



Com objetivo de executar ações estratégicas, planejamento e logística de prevenção e combate aos incêndios florestais em todo o estado, em conjunto com todos os órgãos federais, estaduais, municipais, associações de brigadistas voluntários e ONG’s, o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBM/BA) lançará, nesta quinta-feira (19), às 9h horas, no quartel do 17° Grupamento de Bombeiros Militar (GBM/Barreiras) a ‘Operação Florestal Bahia 2021’.


Apesar do Oeste Baiano e região da Chapada Diamantina, serem áreas baianas que mais sofrem com a incidência dos incêndios florestais anualmente, os incêndios florestais atingem todas as regiões do estado. O principal elemento que contribui para essas ocorrências são as ações humanas, sendo fundamentais as ações preventivas que são realizadas pelo CBM.


Região Norte


Já dura uma semana a operação de combate ao incêndio em uma área de vegetação nativa que fica entre as cidades de Pilão Arcado e Campo Alegre de Lourdes, ambas no norte da Bahia. Não há registro de feridos.

De acordo com os bombeiros no local, a situação preocupante porque os ventos da região ajudam a alastrar os incêndios. O local que demanda mais atenção é a comunidade de Vista da Lagoa, por causa da proximidade das chamas com as casas.


GBM-BA (Grupamento de Bomveiros Militar)


A Corporação possui bombeiros especialistas em combate aos incêndios florestais, que atuam com técnicas precisas nesse tipo de ocorrência, e principalmente, realizando trabalho preventivo junto às comunidades. Desde a emancipação, em 2015, a instituição vêm buscando a melhoria constante nesse tipo de combate, formando a cada ano novos especialistas através do Curso de Especialistas em Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Cpcif).


Com informações da Ascom/GBMBA

Comente e Compartilhe!