Copa do Mundo 2022: Holanda vence Senegal com gols de Gakpo e Klaassen



Mesmo com dificuldades para criar oportunidades e vendo a equipe africana dominar parte do jogo, a seleção holandesa conseguiu a vitória no fim

A seleção holandesa encontrou dificuldades, mas venceu Senegal por 2 a 0, nesta segunda-feira, 21, no Estádio Al Thumama, pela rodada de abertura da Copa do Mundo de 2022. Mesmo sofrendo para criar oportunidades e vendo a equipe africana dominar parte do jogo, a Holanda conseguiu a vitória no fim com gols de Cody Gakpo e Davi Klaassen. Com o resultado, o time treinado por Van Gaal fica na primeira posição do Grupo A, empatado com o Equador no saldo de gols.


Os senegaleses, por sua vez, ficam na terceira posição, na igualdade com o Catar pelo mesmo critério. Na próxima sexta-feira, 25, o “Carrossel Holandês” enfrenta os equatorianos, a partir das 13 horas (de Brasília), no Khalifa Stadium. No mesmo dia, às 10 horas (de Brasília), os “Leões” medem forças com os cataris, os donos da casa.


Apesar das diferentes estratégias, Holanda e Senegal fizeram uma partida equilibrada no primeiro tempo. Enquanto os holandeses conseguiram chegar com perigo através da troca de passes e aproximação dos jogadores, os senegaleses fizeram um jogo vertical e assustaram nos rápidos contragolpes. As melhores oportunidades dos europeus saíram dos pés de Frankie de Jong, meio-campista do Barcelona, que demorou para chutar e acabou desarmado na frente da meta adversária.


Além do volante, o atacante Berghuis arriscou de fora da área e mandou rente ao travessão. Os africanos, por sua vez, quase marcaram com Ismaila Sarr, que experimentou duas vezes e levou perigo. No fim, a partida foi para o intervalo com 11 arremates, sendo 6 dos “Leões” 5 da “Laranja Mecânica”.


No retorno do vestiário, o equilíbrio persistiu. Através da bola parada, os holandeses assustaram com Aké, que cabeceou perto da trave. Senegal, no entanto, foi mais perigoso ainda, com Boulaye Dia e Gana Gueye. O primeiro girou sobre o marcador e acertou o canto, mas viu o goleiro Noppert fazer boa defesa.


O segundo, por sua vez, experimentou de fora da área, e também parou no arqueiro europeu. Já aos 40 minutos, quando o jogo se encaminhava para o empate sem gols, Frankie De Jong acertou belo cruzamento para Cody Gakpo, que se antecipou ao goleiro Mendy e cabeceou para as redes. Já no último lance do confronto, Klaassen pegou rebote do goleiro e só completou para as redes, fechando o placar.



Da redação com informações de Jovem PAN