Coordenadores e consultores da Capes que avaliam mestrado e doutorado, entregam renúncia coletiva



O ofício com o pedido da renúncia coletiva foi enviado nesta segunda-feira (29), à presidência da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes, com a assinatura de 6 coordenadores e 46 consultores. Os coordenadores são responsáveis pelas avaliações dos cursos de mestrado e doutorado, tanto dos novos cursos como os que já fazem parte do Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG).


Todos os pesquisadores que renunciaram são das áreas de Matemática, Física, Astronomia e Probabilidade e Estatística. Eles ressaltam a preocupação com a paralização da avaliação quadrienal que continua com uma liminar do Ministério Público Federal (MPF), concedida pela Justiça Federal.


As avaliações são realizadas periodicamente pelas coordenações de cada área para verificar se os cursos terão reconhecimento renovado para continuar funcionando até a próxima avaliação. Os pesquisadores que enviaram a carta à direção da Capes, atribuem a decisão à falta da realização das avaliações, além do não apoio e respaldo ao trabalho deles.




Da Redação do Cartaz da Cidade

Comente e Compartilhe