Convocação de diretor do Consórcio Nordeste na CPI será votada hoje




Autor do requerimento que pede a convocação do diretor executivo do Consórcio Nordete, Carlos Gabas, na CPI da Covid, o senador Eduardo Girão (Podemos-CE) voltou a cobrar e reforçar a importância do seu pedido na última segunda (14). Seu requerimento deve ser votado nesta terça-feira (15).


Defensor também da convocação do governador Rui Costa (PT) para prestar esclarecimentos no Senado, Girão já acusou os demais senadores de tentarem blindar o político baiano. Um requerimento apresentado pelo senador da bancada independente, que previa a convocação de Rui, acabou sendo indeferido quando colocado em pauta. No lugar de Rui, que na época da compra dos repiradores da Hempcare presidia o Consórcio Nordeste, foi chamado o governador do Piauí, Wellington Dias (PT), atual líder do bloco.


Assim como Girão, senadores da bancada governista também são favoráveis de que a CPI investigue os escândalo da negociação malsucedida, para que se esclareça se houve uso de recursos federais para a compra dos aparelhos que deveriam ser usados para o tratamento de pessoas com Covid-19, mas sequer foram entregues, mesmo com o pagamento sendo feito.