Com operação noturna, CCZ apreende animais de grande porte em Petrolina



Dentro das atribuições do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), está a retirada dos animais de pequeno, médio e grande porte, essa prática tem sido recorrente na cidade. Além do abandono por donos, alguns bichos apresentam maus-tratos, enfermidades e são encontrados em situações degradantes de saúde, sendo necessária a apreensão. Para atender as demandas, além dos atendimentos diurnos, o CCZ está com operações noturnas para retirada de animais, em sua maioria, de grande porte das ruas de Petrolina.

A presença e circulação de cavalos, por exemplo, nas vias públicas pode ocasionar sérios transtornos no tráfego de veículos e até mesmo de pedestres. Quando o dono é identificado, são lavrados autos e multas em cumprimento ao código municipal de Vigilância Sanitária, artigo 293, inciso XVI, é proibido à criação de animais de produção em perímetro urbano.

A partir da retirada destes bichos das vias públicas, eles são levados até o curral, localizado na sede do CCZ, onde ficam retidos até a chegada dos responsáveis, em muitos casos eles chegam quase que imediato à apreensão. Por dia, aproximadamente 20 animais de grande porte, sadios e com tutores são retirados das vias urbanas de Petrolina.

Para o diretor-presidente da Agência Municipal de Vigilância Sanitária (AMVS), Marcelo Gama, as operações são para evitar acidentes, e consequentemente conscientizar os responsáveis por estes animais. “Estamos intensificando as nossas operações para recolhimento dos animais de grande porte das vias públicas.


Além dos trabalhos durante o dia, estamos com ações noturnas, pois mapeamos alguns pontos e identificamos que os responsáveis estavam soltando os animais à noite, por isso estamos com o caminhão fazendo rondas e retirando estes bichos das vias”, concluiu Marcelo.

O Centro de Controle de Zoonoses está localizado na Avenida Jatobá, no bairro Pedra do Bode, Nº 01. O telefone para contato é (87)3867-4774



Com informações de Ascom Petrolina