top of page

Com apoio e incentivo da gestão Suzana Ramos, Juazeiro se destaca como cidade polo para prática



Juazeiro viveu uma verdadeira maratona esportiva em 2022. Isso porque, foram diversas as modalidades apoiadas pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes (Seculte), o que trouxe valorização aos atletas, além da prática de atividade física e fomento ao bem-estar da população.


Com a retomada dos eventos esportivos após o período crítico de pandemia, a Meia Maratona Tiradentes, realizada em abril, contou com a participação de 500 atletas. Foi promovida em parceria com a Federação Baiana de Atletismo e teve provas de 5 e 21 km.


O Rio São Francisco foi palco de diversas competições como as sete etapas Maratonas Aquáticas Velho Chico, em parceria com a Arca Sport, com a participação de diversos atletas da região e do país, revelando novos nadadores tanto amadores, quanto profissionais. Voltando a acontecer após alguns anos no município, graças ao apoio da prefeita Suzana Ramos, a 6ª etapa do Campeonato Baiano de Águas Abertas, também no Rio São Francisco, rendeu agradecimentos à gestão pela diretoria da Federação Baiana de Desportos Aquáticos. "Além da organização do evento, me chamou a atenção tudo o que foi feito para que a competição acontecesse aqui. Já fizemos outras provas aqui e dá pra notar a mudança, inclusive na cidade como um todo", afirmou Sérgio Silva, diretor do Águas Abertas. Inclusive, durante o evento, a prefeita Suzana Ramos afirmou que o torneio fará parte do calendário oficial esportivo do município.


A Prefeitura também fez questão de apoiar a competição de Triathlon Mãe Malvada, idealizado pela triatleta Ana Augusta, batendo recorde de inscrições e trazendo inclusive competidores de outros países para participar do grandioso evento.


Copa Vela


Ainda tendo como palco o rio, a Copa Vela, idealizada pela prefeita Suzana, também veio para ficar em Juazeiro. Competições de Wing Surf, Windsurf Foil, Optimist, Mini Oceano, Mono Tipo e Canda OC6 comemoraram o aniversário da cidade de uma forma diferente.


Falando no mês de julho, foram diversas as modalidades esportivas inéditas, como a parceria em campeonatos de beach tennis e futevôlei com o Portal Zap Open. Em dois finais de semana, Juazeiro ficou lotada, os hotéis, bares e restaurantes comemoraram as casas cheias. “O esporte atrai as pessoas dos bons valores. Nossa gestão é comprometida com as pessoas e tem investido no setor esportivo, que acaba sendo voltado também para a cultura e o turismo local, com os eventos que estamos promovendo e ajudando a promover. O incentivo ao esporte em Juazeiro está presente em várias categorias para atletas de diferentes idades”, disse o superintendente de Esportes, Joacir Oliveira.


Futebol amador


Com muita celebração, a Prefeitura de Juazeiro também deu apoio para a realização dos Campeonatos Amador e Interdistrital e fez a entrega dos uniformes das duas competições. Os campeonatos estavam paralisados devido à pandemia da Covid -19 e agora os amantes do futebol puderam ver a bola rolando a partir deste mês. Os representantes dos clubes foram unânimes ao agradecer o apoio da prefeitura, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes.


Além da entrega dos uniformes das duas competições, atletas atendidos pelo programa Bolsa Atleta, que garante apoio financeiro a 15 representantes do esporte de Juazeiro em diversas modalidades de forma mensal, também receberam uniformes.


Outras modalidades


O município também apoio outras modalidades esportivas, como o Campeonato Baiano de Jiu Jitsu, competições de judô e vôlei. A prefeita Suzana Ramos falou do investimento no esporte e disse que a prefeitura seguirá movimentando o cenário esportivo de Juazeiro.


“Juazeiro virou um verdadeiro celeiro de atletas e esportistas de diversas modalidades. Além de fomentar o esporte, estamos fomentando o lazer, uma vez que muita gente tem vindo para a Orla aos finais de semana para assistir, torcer e participar de todos estes torneios que temos apoiado, e isso nos deixa na certeza que estamos no caminho certo. O apoio ao esporte seguirá como prioridade pela prefeitura”, concluiu a gestora.

-

Texto: Karem Moraes - Ascom/PMJ

bottom of page