
O governo de Pernambuco proibiu a realização de qualquer festa pública ou privada de carnaval durante o período de 25 de fevereiro a 1º de março.
A determinação foi anunciada à imprensa nesta terça-feira (09), pelo secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo. O endurecimento das medidas foi divulgado um dia após o governo anunciar a redução na capacidade de público em eventos privados e o cancelamento do ponto facultativo do Carnaval no Estado. Em Pernambuco, ainda que o período seja normalmente considerado ponto facultativo, na prática, é tratado com status de feriado.
Nos próximos dias, o Governo do Estado vai se reunir com os prefeitos dos principais polos festivos para alinhar os protocolos específicos. Durante coletiva de imprensa, o secretário ratificou a importância de as gestões municipais adotarem medidas próprias para conter aglomerações, fiscalizando com rigor as novas regras, que visam conter o avanço do novo coronavírus.
“Lamentamos o cancelamento, por mais um ano, dessa festa que está na alma e no coração dos pernambucanos, mas nosso compromisso precisa ser com a vida. Precisamos desestimular situações que possam gerar aumento na contaminação”, explicou André Longo, reforçando ainda a informação sobre o cancelamento do ponto facultativo nos órgãos públicos estaduais durante o Carnaval. A recomendação é que os demais entes públicos continuem funcionando normalmente.
Na coletiva, o secretário de Saúde detalhou as mudanças no Plano de Convivência com a Covid-19 em Pernambuco, anunciadas na segunda-feira (07.02). A capacidade dos eventos será reduzida, a partir desta quarta (09.02), de três mil para 500 pessoas em espaços abertos, e de mil para 300 pessoas em locais fechados. Permanece obrigatória a comprovação de vacinação e a apresentação de teste negativo nos eventos com mais de 300 pessoas. Cinemas, teatros, circos e jogos de futebol também estão inclusos nas medidas.
Redação Cartaz da Cidade
Informações Ascom GovPE
Comente e compartilhe!