Campeonato Baiano de Águas Abertas atrai grande público e bate recorde de participantes em Juazeiro



Vibração, alegria e uma movimentação jamais vista em Juazeiro. Enquanto a Copa Vela acontecia na Orla I, na Orla II a 6ª etapa do Campeonato Baiano de Águas Abertas garantia fortes emoções no Rio São Francisco. O evento foi realizado pela Federação Baiana de Desportos Aquáticos (FBDA), em parceria com a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes (SECULTE).


274 competidores, entre amadores e profissionais, participaram do torneio que trouxe nadadores de outras cidades, a exemplo de Noemir Brito, que veio de Salvador. "Foi uma prova emocionante. Fiz a rápida, de 1km e gostei bastante tanto da cidade, quanto do Rio, apesar da correnteza," disse.


A competição se dividia em duas: a prova rápida, de 1km, e a prova principal, de 5 km. De acordo com o diretor de Águas Abertas da FBDA, Sérgio Silva, a organização da cidade e o cuidado com o evento chamou atenção. "Além da organização do evento, me chamou a atenção tudo o que foi feito para que a competição acontecesse aqui. Já fizemos outras provas aqui e dá pra notar a mudança, inclusive na cidade como um todo", salienta.



A prefeita Suzana Ramos esteve no local tanto para desejar boa sorte aos competidores, como para fazer parte da premiação. Ela afirmou que a competição irá fazer parte do calendário oficial de esportes de Juazeiro. "Nós estamos resgatando diversos esportes que não estavam mais chegando a Juazeiro, além de trazer novos também. A gente já conversou com a Federação e vamos colocar este torneio no calendário oficial de esportes do município. Nós ficamos felizes de ver o quanto a comemoração do aniversário da cidade está sendo tão bonita, festiva e aprovada pelo público", destaca.


Vencedores


Na categoria principal feminina, a nadadora Malu Cunha, de 15 anos, foi a grande vencedora. Ela se encantou pela experiência de nadar no Rio São Francisco. "A gente se acostuma a nadar no mar e o rio foi uma experiência nova, a correnteza é diferente, mas gostei muito e estou muito feliz”, expressou a atleta.


O 2° lugar ficou com Vitória Rosário e o 3° com Claudine. As três meninas irão representar o país na Seleção Brasileira Juvenil no próximo mês de setembro, em Seychelles, na África.

No masculino, a prova foi disputada braço a braço. Com uma diferença mínima e arrancando gritos da torcida, Ronaldo Zambrano chegou em 1° lugar, acompanhado por Luis Gustavo Camargo e Raul Lessa.


Troféu Juazeiro


Os nadadores de Juazeiro e Petrolina também competiram pelo Troféu Juazeiro. Em 3° lugar, ficou Patrick Silva; em 2°, Adyler dos Santos e em 1°, Filipe Quirino, filho do penta campeão na Travessia Mar Grande-Salvador e atual vereador da cidade, Lourival Quirino.

Já no feminino, em 1° lugar ficou Bruna Del Vechio, seguida de Ana Roberta e Rafaela Augusta.


Superação


A sexta etapa do Campeonato Baiano de Águas Abertas também garantiu inclusão e superação. O deficiente visual Marcelo Santos conseguiu completar o percurso e declarou que estava muito feliz por ter conseguido chegar ao objetivo.


Quem também participou da prova, nadando de costas, foi a juazeirense Amarílis, pessoa com deficiência física. Ela também foi um grande exemplo de superação e recebeu os parabéns da prefeita Suzana Ramos e do secretário de Cultura, Turismo e Esportes, Sérgio Fernandes. "Estão de parabéns estes atletas, que buscam se superar e todos os que vieram até aqui. Juazeiro bateu o recorde de inscritos e muito nos honra fazer parte disso, dessa valorização no esporte, cultura e todas as áreas", celebrou Sérgio Fernandes.


Com informações e imagens da Ascom/Seculte/PMJ.