Campanha de Vacinação contra Poliomelite e de Multivacinação começa amanhã em Juazeiro(BA)


Começa nesta terça-feira (09), a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e de Multivacinação para crianças e adolescentes. A campanha segue até o dia 9 de setembro e tem o objetivo evitar a reintrodução do poliovírus selvagem no país, bem como atualizar a situação vacinal do público-alvo para todas as vacinas recomendadas pelo Programa nacional de imunização (PNI).


A campanha de vacinação será realizada em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município de Juazeiro (BA), das zonas rural e urbana. É importante levar RG, CPF ou Cartão SUS e o cartão de vacina da criança ou adolescente. A vacinação contra a poliomielite é destinada para crianças de 1 a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias).


“Independente se a criança já tomou alguma dose da vacina contra a Pólio, conforme o calendário vacinal de rotina, é importante que os pais ou responsáveis levem as crianças para receber esta dose da campanha”, destacou a enfermeira da Rede de Frio, Ana Viviany Rodrigues Morais. A meta para a campanha contra a poliomielite é de vacinar pelo menos 95% das crianças menores de 5 anos.



O Dia D da Campanha de Vacinação contra Poliomielite e de Multivacinação será realizado em duas etapas: na zona rural será dia 20 de agosto e na zona urbana será no final de semana seguinte, 27 de agosto.


A vacina da polio é aplicada aos 2, 4 e 6 meses com doses injetáveis. A campanha terá essas doses e o reforço, em gotas, e será para todas as crianças de 1 a 4 anos que já tomaram as três primeiras doses injetáveis. A Multivacinação tem a proposta de atualizar o cartão de vacina de crianças e adolescentes menores de 15 anos.