top of page

'Caça F.O.D.': aeroporto de Petrolina reforça ações de segurança operacional


Equipe realiza periodicamente “caça” a objetos estranhos que possam comprometer o funcionamento do aeroporto

Garantir a segurança das operações no Aeroporto Internacional de Petrolina (PNZ) é premissa fundamental da CCR Aeroportos, concessionária que administra o aeroporto desde março deste ano. Uma das ações realizadas para este fim é a “Caça F.O.D.” (sigla da expressão em inglês Foreign Object Debris ou Detritos de Objetos Estranhos, em tradução livre), que consiste em uma caminhada pela área operacional do aeroporto em busca de qualquer objeto estranho à operação, como itens perdidos por passageiros ou derrubados durante o serviço e trânsito de aeronaves, veículos e equipamentos no pátio.


Esses objetos podem comprometer o funcionamento do aeroporto e até mesmo causar acidentes, pois os motores dos aviões puxam o ar da frente para jogá-lo para trás e, caso algum objeto seja sugado pelo motor, pode ocasionar danos e prejuízos não apenas materiais como a vidas.


“A busca por objetos estranhos na área operacional é uma prática diária das Equipes Safety e Operações do aeroporto. Mas, periodicamente, ampliamos essa atividade e envolvemos diversas equipes, como as de Fauna, SPE (Segurança, Prevenção e Emergência) e Manutenção, para reforçar esse cuidado que ajuda a garantir a integridade e segurança de todos”, explica o gerente do Aeroporto de Petrolina, Jamerson Vasconcelos.


Em Petrolina, entre os principais itens recolhidos estão pedras, lacres, etiquetas de bagagem e até copos descartáveis.


Com informações de Virgiane Passos – ícone Comunicação.

bottom of page