Brasil investiga 16 casos de hepatite aguda em seis estados


Imagem: Divulgação

16 casos de hepatite aguda grave em crianças estão sendo monitorados pelo Ministério da Saúde em seis estados brasileiros. Conforme a pasta, esses casos têm relação com o misterioso surto de inflamação do fígado que atinge crianças de todo o mundo.


São Paulo é o estado com maior número de notificações em investigação, com seis registros até a última segunda-feira (10). Também estão em monitoramento: Rio de Janeiro (5); Paraná (2); Espírito Santo (1); Santa Catarina (1) e Pernambuco (1).

Segundo a médica gastro-hepatologista Fernanda Sales explicou que numa hepatite comum, essa inflamação é causada por vírus hepatotrópicos, que são aqueles que causam infecção diretamente no parênquima do fígado. Mas esse surto tem uma peculiaridade que tem intrigado os médicos: “Quando começa a mostrar o quadro clínico que parece uma hepatite em geral, investiga-se o principal vírus e não se acha. Então o motivo que está causando essa hepatite é a grande questão”. Saiba mais aqui.


A doença, de causa ainda desconhecida, foi detectada no Brasil recentemente e chama atenção de pediatras e entidades médicas.



Redação Cartaz da Cidade (s)