Banco de Alimentos de Juazeiro garante comida na mesa de famílias carentes


Todos os dias, centenas de quilos de alimentos são coletados no Mercado do Produtor de Juazeiro. São doações de comerciantes que dão destino nobre às frutas, verduras e legumes que, em boa parte dos casos, iriam parar no lixo. Esse é o trabalho do Banco de Alimentos, um programa social cujo foco é reduzir o desperdício de alimentos distribuindo nas instituições dentro dos programas sociais, possibilitando a complementação alimentar de qualidade.


Esse programa de segurança alimentar que a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes), Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (Adeap) e Autarquia Municipal de Abastecimento (AMA), que ganhou atenção especial na gestão da prefeitura Suzana Ramos, vem fortalecer o atendimento das famílias em vulnerabilidade social no município. Com isso, a arrecadação vem crescendo. No ano passado, foram arrecadados quase 100 mil quilos de frutas, verduras, legumes e cereais para famílias carentes de Juazeiro, um aumento de cerca de 50%.

De acordo com o coordenador do Banco de Alimentos, Luciano Castro, isso é resultado de campanhas de sensibilização, junto a comerciantes. “Muitas vezes durante a coleta diária, recebemos muitas doações espontâneas de comerciantes que não conheciam o nosso programa e passam a ser doadores regulares. Por isso, é importante, dar publicidade ao que fazemos e que ajuda a tanta gente”, explicou.


A mercadoria arrecadada no Mercado do Produtor vai para a Central de Serviços e Apoio à Agricultura Familiar (CESAF), onde é feita a seleção e preparo dos kits para doações. Em seguida, os kits são distribuídos nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), creches, entidades filantrópicas, atendendo a cerca de cinco mil pessoas.


Para o diretor presidente da AMA, Carlos Neiva, o Banco de Alimentos atinge um duplo objetivo, que é reduzir o desperdício de alimentos no Mercado do Produtor e contribuir para a alimentação de famílias carentes. “Eu tenho muito carinho por esse programa e muito orgulho dos servidores envolvidos, que entendem a importância do que fazemos aqui. O Banco de Alimentos ajuda na manutenção da limpeza, na medida em que reduz o descarte de mercadoria em perfeitas condições para o consumo, e colabora com os programas sociais da prefeita Suzana Ramos, ajudando famílias e entidades parceiras”, declarou Neiva.





Com informações de Ascom PMJ