top of page

Balanço anual demonstra sucesso na realização da Feira do Bode nos distritos de Juazeiro




Finalizando as atividades do ano de 2022, a Prefeitura de Juazeiro, por meio da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (Adeap) elaborou o balanço de realização da Feira do Bode neste ano. De maio até novembro foram realizadas seis edições da feira, em seis distritos diferentes do município (Juremal, Itamotinga, Pinhões, Massaroca, Junco e Abóbora), promovendo a valorização da caprinovinocultura de Juazeiro e região.


Em 2020, de acordo com os dados do IBGE, Juazeiro apresentou o segundo maior rebanho de caprinos e ovinos do estado, com mais de 579 mil animais. E foi com base nessa estatística que a gestão municipal investiu na retomada da realização da Feira do Bode para promover ainda mais o fortalecimento da caprinovinocultura.


"Estamos muito felizes em ver os números positivos que alcançamos com a realização da Feira do Bode em 2022. É mais uma ação que investimos e alcançamos sucesso, um sucesso que é de todos os envolvidos, que alavanca o desenvolvimento econômico e traz dignidade ao nosso povo, ao sertanejo. Depois de dois anos de pandemia, retomamos esse importante evento agropecuário que tem um potencial muito importante para nossa região que possui atualmente mais de 35 mil caprinovinocultores e um rebanho que é destaque no ranking nacional", declarou a prefeita Suzana Ramos.


Números


Os números alcançados com a realização das seis edições da feira em 2022 são bastante positivos: cerca de 200 expositores participaram dos eventos, 1.500 animais foram expostos na realização das seis edições da feira em 2022, mais de 300 instituições e empreendedores foram contabilizados, mais de 850 animais comercializados, um faturamento de pouco mais de R$ 1,3 milhões movimentados com comercialização de animais e artigos em geral, além do envolvimento de mais de 1 mil alunos de escolas na realização das gincanas culturais que promoveram o resgate da cultura local e regional, artistas que realizam a programação cultural e artística, entre outros.


O gestor da Adeap, Assis da Apolo, ressalta que a Feira do Bode proporciona grande impacto positivo para a economia local, e o sucesso da feira demonstra o acerto da estratégia implementada pela gestão municipal, que tem um olhar sensível à caprinovinocultura.


"Reunimos em um único evento ações diversificadas que vão desde a genética de ponta até o esforço do produtor familiar e ações culturais. Isso demonstra que temos uma caprinovinocultura diversificada, pujante, e grande parte desta qualificação é fruto da política desenvolvida pela gestão da prefeita Suzana Ramos, que prioriza o setor", disse Assis da Apolo.


E acrescentou que que o trabalho comprometido da Adeap e o empenho dos produtores locais também foram diferencias para o sucesso das feiras. “Não posso deixar de destacar o papel importante desempenhado por todos que compõem a equipe da Adeap, em organizar um evento com esta diversidade e também a aceitação e colaboração dos produtores que compraram a ideia e foram nossos parceiros constantes, todos trabalhando em busca de um único objetivo: realizar um grande evento e colocá-lo à disposição da população", finalizou o gestor da Adeap.


Texto: Gardennia Garibalde/Ascom PMJ

Fotos: Ascom PMJ

bottom of page