Bahia está entre os estados com risco à saúde por queda de temperatura, alerta Inmet



O Instituto de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta nesta sexta-feira (19), sobre a queda da temperatura em 14 estados e os riscos à saúde. Os estados listados foram: Acre, Amazonas, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rondônia, São Paulo, Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.


De acordo com o órgãos, os termômetros de mais de 30 cidades de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul ficaram abaixo de 0ºC após chegada da frente fria que derrubou temperaturas em todo o país. A menor temperatura do ano na região Sul, -6,4ºC, foi registrada em Bom Jardim da Serra, em Santa Catarina, seguida por Urubici (-5,4ºC), São Joaquim (-4,3ºC) e Urupema (-2,9ºC). O estado registrou temperaturas negativas em 27 cidades.


Dentre as cidades do Rio Grande do Sul, a que teve menor temperatura foi São José dos Ausentes, com -2,8ºC. As demais cidades são Quaraí (-2,5ºC), Vacaria (-2,2ºC), Cambará do Sul (-1,7ºC), Serafina Corrêa (-0,8ºC), Soledade (-0,3ºC), São Mateus do Sul (-0,2ºC), Lagoa Vermelha (-0,1ºC).


Em Santa Catarina, a Defesa Civil também emitiu um alerta de risco à saúde por causa do frio intenso. O órgão do governo estadual indica que há "alto risco de ocorrência de hipotermia e agravamento de doenças cardíacas e respiratórias".


A frente fria que avança pelo país neste final de semana é causada pela associação entre ar polar intenso que avança pela América do Sul e um centro de baixa pressão atmosférica a leste da Patagônia, que impulsionou o frio na direção do Brasil, segundo a Metsul Meteorologia.


Com informações do Bahia Notícias.