Bahia: alunos do CETEP criam cosmético a base da casca da banana



Alunos do Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) do Sisal II, em Araci, do curso técnico de nível médio em Análises Clínicas, criaram um cosmético fitoterápico a base da casca de banana, reconhecido por três prêmios conquistados no mês de dezembro de 2021. A Ellen Cristina Moura, Iarlei de Sousa, Jefferson Correia e Samoel de Lima, foram premiados na 9ª Feira de Ciências, Empreendedorismo e Inovação da Bahia (FECIBA).


O cosmético é um hidratante fitoterápico com baixo custo, visto que a casca da banana, contém propriedades benéficas comprovadas. No projeto os alunos buscam um composto chamado ‘flavonoide’, que combate os radicais livres e os danos para a pele. Os idealizadores ganharam o 1º lugar na categoria “Ciências Biológicas” e venceu as categorias "Reconhecimento empreendedor” e “Mérito de reconhecimento científico”, na FECIBA.


No início do mês de janeiro de 2022 pesquisadores da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), criaram um aplicativo que realiza o monitoramento das chuvas e níveis das águas nos reservatórios do estado da Bahia. Mais uma vez a ciência a serviço da vida.



Redação Cartaz da Cidade

Informações Secretaria do Estado da Bahia (SEC)

Comente e Compartilhe!