Aumento no nível do Rio São Francisco: banhistas lotam Orla 2 de Juazeiro neste final de semana


Juazeirenses e turistas aproveitaram dia de sol nas margens do Velho Chico


O final de semana foi de cheia na Orla 2 de Juazeiro, na região norte da Bahia. Juazeirenses e turistas aproveitaram a elevação do nível das águas do rio São Francisco, para curtir as maravilhas do Velho Chico.


Com o aumento do nível do Rio, as mudanças no cenário de Juazeiro (BA) e Petrolina (PE) já podem ser observadas. O embarque das barcas em Petrolina que fazem a travessia para Juazeiro foi alterado. O monumento do Nego D'água está quase todo coberto. Na ilha do Rodeadouro, Ilha do Fogo e no Balneário das Pedrinhas, a água invadiu o local das barracas.



No dia 12 de janeiro, a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) iniciou de forma gradativa a elevação das vazões das usinas hidrelétricas de Sobradinho (BA) e Xingó (SE) até alcançarem a vazão de 4.000 m3/s, prevista para acontecer nesta segunda-feira (24). A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) abriu as comportas da usina hidrelétrica de Três Marias, no dia 14 de janeiro.



O aumento das vazões no Rio São Francisco ocorre em decorrência do grande volume de chuvas nos estados da Bahia e Minas Gerais, que acontecem desde dezembro de 2021. Monitorando diariamente a situação, o CBHSF vai auxiliar na liberação de informações.