Atenção: Defesa Civil de Petrolina alerta população sobre cuidados com escorpião


A Defesa Civil de Petrolina chama a atenção da população em relação aos cuidados com alguns animais peçonhentos, devido ao calor e a reprodução neste mês de agosto, começam a aparecer em áreas urbanas. Além das cobras, outro animal que costuma aparecer com frequência nesta época do ano é o escorpião amarelo, principalmente as fêmeas que têm maior concentração de veneno.


De acordo com o órgão, os casos normalmente acontecem com crianças e idosos. Os animais vivem em áreas mais escuras, procurando se abrigar em calçadas, entulhos, pedras e locais de umidade. O aparecimento do escorpião ocorre também durante carregamentos de madeiras ou mudanças.



Segundo as orientações de especialistas, como prevenção, as pessoas devem remover entulhos de locais residenciais, a fim de restringir possíveis abrigos; corrigir aberturas e bloquear possíveis pontos de acesso, seja na parede ou porta; o lixo e a vegetação devem ser manejados de forma adequada. Outra medida preventiva é examinar roupas pessoais, de cama e banho, e calçados antes de usá-los, também não se deve mexer em gavetas, caixas ou sacolas sem antes examiná-las.


“Além disso, não se deve deixar madeiras amontoadas, pois os escorpiões se abrigam e se reproduzem nesses locais. São cuidados relativamente simples, mas que evitam o aparecimento dos animais peçonhentos. Em casos de acidentes com o escorpião, é recomendado que a pessoa não faça a ingestão de medicamentos sem orientação médica, não jogue substâncias químicas, nem amarre a área picada. O recomendado é se dirigir ao serviço de saúde mais próximo”, pontuou o coordenador adjunto da Defesa Civil, José Welton Aquino.


Da Redação