As mulheres e todas as lutas diárias



O Dia é de Todas as Mulheres

O dia 8 de Março, anualmente, é a data escolhida para comemorar o Dia Internacional da Mulher. Porém, a cada dia, mais mulheres são violentadas, espancadas, agredidas, ameaçadas e mortas, por homens que não reconhecem o poder de cada ser feminino. Para além da data, é necessário que haja maior empenho dos governos, da justiça e que, além de criar Políticas Públicas, seja também fiscalizadas, exercidas e, realmente, sejam cumpridas.

Para realmente haver tantas comemorações, seria necessário que o estado da Bahia não estivesse na estatística com mais de 10 mil denúncias registradas em 2021, no Ministério Público de violência, mortes e outros crimes contra as mulheres. O Estado foi o primeiro lugar em feminicídio em 2020, com 70 mortes.


As mulheres são número superior no país, conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE (51,8% da população), porém ainda são necessárias muitas lutas para conquistar espaço profissional, direitos, igualdade de salários, respeito pela gestação, além de toda uma cadeia de educação para que não sejam assediadas e violadas diariamente.


Que o Dia 8 de Março seja não somente de homenagens, mas de reconhecimento para todas as mulheres.



Texto: Dida Maria

Fonte Relatório da Violência na Bahia

Comente e Compartilhe!