Após Pastor falar sobre rompimento da Barragem de Sobradinho, Defesa Civil de Petrolina se pronuncia


Com a repercussão do vídeo do pastor carioca Jotanas Scoralick sobre o rompimento da Barragem de Sobradinho, localizada no norte da Bahia, a Defesa Civil de Petrolina emitiu uma nota tranquilizando a população. O líder evangélico diz que uma tragédia cairá sobre Petrolina e a cidade vizinha, e que as pessoas devem construir a arca e aumentar as orações.


Diante do caso, a equipe da Defesa Civil de Petrolina se reuniu para discutir a atualização do Plano de Contingência (PLANCON), como também as ações de risco referente à Barragem de Sobradinho, além de realizar visitas técnicas para detectar alguma irregularidade no local. Durante essas atividades, nunca foi identificado qualquer risco de rompimento.



O PLANCON é um documento em que estão definidas as responsabilidades estabelecidas para atender a uma emergência, contendo também as informações detalhadas sobre as características da área, definição de um sistema de alarme e estabelecimentos de rotas de fuga. O plano tem como objetivo minimizar os efeitos em uma situação de emergência na Barragem de Sobradinho, caso isso venha acontecer.


“Petrolina é uma das poucas cidades de Pernambuco que possui um plano de contingência. Isso demonstra que a equipe da Defesa Civil está realizando um trabalho sério e muito bom de estruturação dos mecanismos municipais de proteção à vida de todos. Tranquilizamos a população da região, a Barragem não oferece risco algum", informou o coordenador adjunto da Defesa Civil, José Welton Aquino.


A população pode acionar a Defesa Civil pelos telefones 153 ou pela Ouvidoria Municipal pelos números 156 ou (87) 988442540. O contato pelo número de celular disponibilizado deve ser feito por WhatsApp.


Confira o vídeo do pastor:





Da Redação com informações da PMP.