Após anúncio da vinda do Ministro da Educação, APLB Sindicato anuncia manifestação e visita é adiada



Foi anunciada no início da semana para esta quarta-feira (01 de junho), a visita do Ministro da Educação, Victor Godoy Veiga para a inauguração do projeto-piloto da Política de Inovação Educação Conectada (Piec) em Juazeiro. O projeto foi implantado em 54 escolas da rede municipal de ensino levando internet wi-fi de alta velocidade para as unidades escolares.


A visita estava agendada para acontecer na Escola Municipal e de Educação Infantil Caic Misael Aguilar, localizada na Avenida Edésio Santos, bairro Dom Jose Rodrigues. O motivo do adiamento, conforme o MEC, foi "em razão das alterações na Agenda Ministerial" do chefe da pasta.


Nesta terça-feira (31), a APLB Sindicato anunciou uma mobilização da categoria durante a passagem do Ministro para, de acordo com nota divulgada pelo sindicato, “revelar a verdadeira face de uma gestão que pode ser denominada de ‘100 na educação’ da cidade. Mas não o 100 (cem) da positividade e sim o 100 (sem) da ausência, do desaparelhamento, da destruição absoluta da educação municipal”.


A nota ainda destaca que a política educacional da gestão da prefeita Suzana Ramos não tem cumprido com anseios da categoria como o reajuste do piso, o abono tecnológico, rateio do Fundeb, ausência de transporte escolar e déficit na merenda escolar.


O diretor da APLB, professor Gilmar Nery ainda reforçou, “não podemos esquecer o que foi feito pela gestão com apoio de parte da Câmara de Vereadores de Juazeiro ao arrancar de forma vergonhosa o direito ao reajuste nacional do piso de 33,24% e a retirada da regência de classe, além de achatar o direito dos aposentados, desrespeitando a paridade para os inativos. Nada disso deve ser esquecido ou ter seu prejuízo minimizado”, enfatizou.


A Prefeitura de Juazeiro até o momento não se manifestou sobre as declarações do sindicato.


Política de Inovação Educação Conectada (Piec)


Juazeiro é a única cidade da Bahia que participa da primeira fase do projeto-piloto da Piec, que promove o uso pedagógico da internet. Em virtude do bom desempenho no uso de tecnologias educacionais, o município já foi contemplado com 10 projetos de tecnologia, que vão desde as escolas até as praças da cidade.


Com informações da Ascom/Seduc/PMJ e APLB Sindicato.