Ano Letivo 2022: SEC da Bahia divulga calendário de matrícula; aulas acontecerão 100% presencias

As vagas são para ingresso no ano letivo de 2022 e podem ser realizados online ou presencialmente

Imagem: arquivo NTE-10

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) informa que a matrícula para os alunos da rede estadual de ensino para o ano letivo de 2022 começa na próxima segunda-feira (24) e vai até o dia primeiro de fevereiro. O Processo de matrícula pode ser realizado pela internet ou diretamente na unidade escolar onde o aluno estuda.


De acordo com o assessor administrativo do Núcleo Territorial de Educação - Sertão do São Francisco (NTR -10), Renato Aparecido dos Santos, o cronograma de matrícula segue a Portaria Nº 2043/2021 que estabelece as normas e os procedimentos de matrícula para Pessoas com Deficiência (PcD), transferência de estudantes entre unidades escolares da rede estadual, matrícula de estudantes oriundos das redes municipais e novos estudantes da Educação Básica nas unidades escolares da rede estadual de ensino.


"A matrícula tem início no dia 24 de janeiro, para as Pessoas com Deficiência (PcD) e via internet, ou em qualquer unidade escolar da rede estadual. Para o estudante que pretende se transferir para outra unidade escolar da rede estadual, deverá solicitar sua transferência no dia 25 de janeiro", explica Renato.



O assessor explica, ainda, que nos dias 26 e 27 de janeiro o calendário da matrícula segue para os concluintes do 5º ano ou 9º ano do Ensino Fundamental, apenas oriundos da rede municipal de ensino. "No dia 28 de janeiro, a matrícula será destinada para o ingresso do candidato em unidade escolar da rede estadual, em qualquer ano ou série do Ensino Fundamental, sem distinção da rede de ensino de origem", disse, e completa, "já no período de 31 de janeiro e 1º de fevereiro, poderá ser efetuada a matrícula do estudante que deseja ingressar em uma unidade escolar da rede estadual, em qualquer ano ou série do Ensino Médio".


Após dois anos de dificuldades impostas pela pandemia da Cavid-19, o Núcleo Territorial de Educação–NTE 10 prevê aumento no número de alunos. Éverton Costa, Administrativo NTE-10, explica que o governo do estado implantou protocolos de biossegurança, investindo em equipamentos, matérias e mobiliários, para garantir o retorno seguro dos estudantes às aulas.


Documentos necessários

Para a realização da matrícula, é exigida a entrega da documentação: via original do histórico escolar; via original e cópia legível da carteira de identidade (RG) ou Certidão de Registro Civil; via original e cópia legível do Cadastro de Pessoal Física (CPF); via original e cópia legível comprovante de residência (água, luz, telefone fixo ou móvel, gás encanado, Internet, contrato de aluguel, IPTU, cartão de crédito ou TV por assinatura); via original e cópia da carteira de vacinação devidamente atualizada; cópia legível do RG da própria mãe do estudante e ou do responsável legal; e cópia legível do CPF da própria mãe do estudante e ou do responsável legal.


A apresentação da caderneta de vacina do estudante na unidade escolar é uma exigência estabelecida em portaria da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) para a matrícula na rede estadual.








Imagens/Edição: Maurício Silva Comente e Compartilhe!