Alertas da Defesa Civil de Petrolina podem ser recebidos via Telegram



O serviço de alerta da Defesa Civil, antes acessível apenas via SMS, hoje pode ser recebido, também, através do aplicativo Telegram. A ferramenta, disponibilizada pela Defesa Civil Nacional, possibilita que estados e municípios operacionalizem esse canal de informações voltadas à população, como já vem ocorrendo em Petrolina.

Segundo o coordenador adjunto da Defesa Civil de Petrolina, José Welton Aquino, a diferença entre o serviço de alerta por SMS 40199 e o serviço via Telegram está na possibilidade de extensão do conteúdo e recursos de acesso a informações sobre diversas localidades.

"No SMS, as mensagens são limitadas a textos com 160 caracteres. Já no Telegram podemos estender as informações, acrescentando orientações em geral, com indicação de canais de comunicação e informações sobre como o cidadão deve proceder diante do evento apontado no alerta", salientou Aquino.

A ferramenta está disponível desde o primeiro semestre, porém é preciso que a população faça a adesão, no aplicativo, para receber as mensagens diretamente no celular. "É importante que as pessoas se cadastrem, especialmente os moradores de áreas de risco, para que possam se preparar e não serem surpreendidos diante de situações emergenciais e que venham a motivar o encaminhamento do alerta, pela Defesa Civil", pontuou o coordenador adjunto.

Cadastro

Para receber as informações é necessário baixar o aplicativo do Telegram no smartphone ou iphone. Ao abrir o aplicativo, o usuário deve pesquisar o contato Defesa Civil Nacional. Em seguida, será iniciado um chat, a partir do qual o usuário receberá todas as informações necessárias sobre o serviço.

A partir do compartilhamento da localização, o cidadão passará a receber os alertas gerados para aquela respectiva região, assim como poderá ter acesso às informações de outras localidades, conforme cadastro efetivado nessa mesma ferramenta.




Com informações de Ascom/ Petrolina