Alerta: moradores temem transbordamento de canais em Juazeiro


Canal do bairro Lomanto Júnior (Foto/Caio Alves)

O estado da Bahia apresenta um cenário de fortes chuvas, desde dezembro de 2021, sendo seguida em janeiro de 2022, que causou diversos estragos em diferentes cidades, provocando mais desabrigados, desalojados, além de mortes. Em Juazeiro, norte do estado, devido as cheias do Rio São Francisco, alguns bairros sofrem o aumento das vazões dos canais que circulam a cidade.


A senhora Francisca Alves, moradora da Av. Luiz Inácio Lula da Silva, bairro Alto do Cruzeiro, nos relata os transtornos e o medo com o aumento das águas do canal, em frente a sua casa.

O presidente da Associação dos Moradores, no bairro São Geraldo, Rubenildo dos Santos, destaca a quantidade de água retirada dos canais, sendo despejada sem tratamento diretamente no rio São Francisco.


Segundo, Teobaldo Pedro, secretário do Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade, informou “que devido às fortes chuvas ao longo do canal, na região -bairro- Sol Levante, famílias foram removidas para estarem em segurança. A Sedes fez o mapeamento e cadastramento das famílias, e também tem visitado pessoas que estão em área risco”.


Em nota a prefeitura de Juazeiro (BA), informou que “uma das ações foi o fechamento das comportas e a instalação de quatro bombas para transportar a água dos riachos para o outro lado do canal, desaguando no rio".








Comente e Compartilhe!

Imagens Caio Alves