Alerta Máximo em MG: Autoridades anunciam risco de rompimento de barragem

Os riscos de rompimento da barragem chegam a 99%. O alerta vale para moradores que vivem nas proximidades do Rio São João e Pará, dentre eles de Pitangui, Onça do Pitangui, São João de Cima, Casquilho de Baixo, Casquilho de Cima e Conceição do Pará.


Moradores da região sudoeste do estado de Minas Gerais receberam um alerta na noite deste domingo (9) para que deixem suas casas devido ao alto risco de rompimento de uma barragem na Usina do Carioca.


O alerta foi feito nas redes sociais pela prefeitura de Pará de Minas, por volta das 20h.Os riscos de rompimento da barragem chegam a 99%.


Mensagem da Prefeitura de Pará de Minas

A mensagem diz que a evacuação deve ser feita por todas as famílias que se encontrem abaixo da usina, tanto na própria cidade quanto nos municípios vizinhos: Pitangui, Onça de Pitangui, São João de Cima, Casquilho de Baixo, Casquilho de Cima e Conceição do Pará.

A Prefeitura de Pará de Minas e a Defesa Civil recomendaram, neste domingo (9), que os moradores do município e das cidades de Pitangui e Onça de Pitangui, que moram abaixo da Usina do Carioca, deixem as casas imediatamente, pois há alto risco de rompimento da barragem.


A prefeitura informou, por volta das 20h30, que montou um ponto de apoio na cidade para receber as famílias que tiveram de deixar suas casas.


No Instagram, o prefeito de Pará de Minas, Elias Diniz, falou em um vídeo que a região da Usina de Carioca está mobilizada com a equipe da polícia militar e dos bombeiros para buscar as pessoas que estão com as casas em situações de risco.


“Já verificamos e várias partes aqui da parte debaixo já inundou tudo. Isso é um alerta, não é fake news. Pedimos a compreensão das pessoas que estão próximas ao ribeirão aqui do São João e do Paciência para que desocupem suas casas, vai para lugares mais altos em casas de parentes ou pessoas que possam te ajudar”, alerta.





Redação Cartaz da Cidade

Informações O Globo

Comente e Compartilhe!