Agritech Semiárido: Embrapa lança desafio de soluções para a Fruticultura do Vale do São Francisco



Com o objetivo de fomentar o desenvolvimento de tecnologias, processos ou serviços inovadores para a cadeia da fruticultura do Vale do São Francisco, a Embrapa Semiárido lança o Agritech Semiárido, um desafio de inovação voltados a startups de todo o Brasil, com foco na região, considerada um dos principais centros de produção irrigada de frutas do país.


A inscrição é gratuita e deve ser feita no site http://www.embrapa.br/agritech-semiarido até o dia 15 de setembro de 2022. A final do evento acontecerá durante a programação da Feira Nacional de Agricultura Irrigada (FENAGRI), que será realizada no dia 19 de novembro de 2022, em Petrolina-PE.


O desafio traz como premiação a oportunidade de codesenvolver projetos junto à Embrapa, bem como a participação especial dos vencedores em eventos de inovação da Instituição, oportunizando a ampliação de redes de contatos e visibilidade da startup.


De acordo com a coordenadora do desafio, a pesquisadora da Embrapa Semiárido Daniela Campeche, a realização tem o propósito de atrair para o ecossistema do Vale do São Francisco os empreendedores que estão desenvolvendo soluções inovadoras no país.


As etapas


O desafio é dividido em quatro etapas. Durante o período de inscrição, a equipe proponente deve preencher o item referente ao detalhamento da proposta, presente no formulário, podendo também enviar um PITCH em forma de vídeo de até três minutos.


Na etapa de Pré-classificação, a comissão composta por pesquisadores da Embrapa Semiárido e parceiros ligados à inovação agropecuária selecionará as propostas utilizando critérios pré-estabelecidos no regulamento. A etapa seguinte consiste na Homologação, quando será divulgada, no dia 3 de outubro, a lista com as 10 propostas pré-classificadas e suas respectivas pontuações.


A etapa de Solução Match será a fase final do processo, em que será feita a apresentação das propostas selecionadas para uma banca composta por instituições financiadoras, pesquisadores da Embrapa Semiárido e produtores da região do Submédio do Vale do São Francisco.


Nesta etapa, os proponentes selecionados apresentarão o PITCH de até 10 minutos, explicando o problema/oportunidade, a solução/produto e alguns números de impacto da proposta. Esta fase acontece durante a programação FENAGRI.


Quem pode participar?


Poderão participar da seleção empresas/startups de todos os municípios brasileiros, com produtos ou soluções validados e em fase de operação. Os proponentes não poderão inscrever soluções que já estejam sendo comercializadas há mais de 24 (vinte e quatro) meses. Também não poderão participar empresas e startups que tenham entre seus membros empregados da Embrapa ou seus parentes em primeiro grau.


Serviço:


O que: Agritech Semiárido

Para quem: Empresas/startups de todo o país

Quando: 19 de novembro de 2022 (etapa final)

Inscrições: 29 de agosto a 15 de setembro de 2022

Informações: www.embrapa.br/agritech-semiarido


Com informações da Ascom/Embrapa Semiárido.