top of page

Adagro encontra resíduos de agrotóxico em produtos orgânicos; Petrolina foi apontada



Um monitoramento realizado pela Agência de Defesa e Fiscalização de Pernambuco (Adagro), encontrou resíduos de agrotóxicos em produtos orgânicos e agroecológicos. A agência coletou 83 amostras de produtos agroecológicos, entre os meses de setembro e outubro, sendo 23 na Ceasa (Recife) e 60 em feiras orgânicas localizadas em Recife e Petrolina.


Das 60 amostras coletadas nas feiras agroecológicas da Região Metropolitana do Recife e Petrolina, o monitoramento detectou resíduos de agrotóxicos em oito amostras das seguintes culturas: abacaxi nas feiras Agroecológica da Várzea e da Beira Rio; tomate Santa Clara e goiaba na feira de Casa Forte; tomate na feira Peixaria de Candeias; Feijão vagem na feira do Espinheiro; Brócolis japonês e tomate na feira da FIOCRUZ.


No monitoramento realizado na Ceasa foram coletadas 23 amostras de orgânicos produzidos em todo o Estado, do total, apenas o abacaxi apresentou padrão insatisfatório.


De acordo com o diretor presidente da Adagro, Paulo Roberto Lima, quando o resultado é insatisfatório, acontece a correção do processo produtivo, com métodos educativos voltados para orientação dos produtores. Caso o produto seja de outro estado é enviado um comunicado para a Agência de Defesa do local de origem.


Com informações de Alice Alves da Rádio Cultura do Nordeste.

bottom of page