top of page

Ações de conscientização sobre HIV e Aids estão sendo realizadas em UBS’s e Policlínica Municipal



A campanha Dezembro Vermelho de conscientização sobre HIV e Aids está sendo realizada em Juazeiro. A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde, vem promovendo ao longo do mês ações de prevenção e conscientização sobre o vírus HIV e a Aids. A programação incluiu testes rápidos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e orientações em grupo oferecidas em Unidades Básicas de Saúde (UBS) e na Policlínica Municipal de acordo com notas divulgadas pela prefeitura.


As atividades nas UBS’s tiveram início no dia 05 e vão até o dia 22 de dezembro. Somente nesta terça-feira (20), os profissionais do Centro de Informações em Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), HIV/AIDS e Hepatites Virais (CIDHA) estarão na Policlínica até às 12h disponibilizando os testes. Durante o ano a população pode realizar os testes em todas as unidades básicas de saúde.


Segundo a Diretora do NASF, Ilane Costa, “é de responsabilidade do NASF buscar contribuir para a integralidade do cuidado aos usuários do SUS. A mobilização com a temática do Dezembro Vermelho na Atenção Básica contribui para a quebra da cadeia de transmissão das IST e do HIV através da detecção precoce destas patologias e a para a adoção de práticas seguras, reduzindo futuras infecções”, afirmou.


Programação:


22/12:

Local: UBS do CAIC

Orientações sobre HIV e Aids na sala de espera + teste rápido


Local: UBS Antônio Guilhermino

Café da manhã com orientações e teste rápido

Data: 22/12.


Dezembro Vermelho


Instituída pela Lei nº 13.504/2017, a campanha Dezembro Vermelho chama a atenção para a prevenção, assistência e proteção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV. O desafio é conscientizar a população sobre as formas de prevenção e busca por testes e tratamento precoce para que, em caso de contaminação, a pessoa viva com o vírus sem desenvolver a Aids.


Segundo dados epidemiológicos sobre HIV/AIDS da Secretaria de Saúde, de 2012 a 2021, foram notificados em Juazeiro 234 novos casos de HIV e 341 de AIDS. Em 2022, até o mês de novembro, foram confirmados no município 23 casos de HIV e 28 de AIDS. Dos 51 casos deste ano, 70% foram de pessoas do sexo masculino.


Da Redação com informações da Ascom / Sesau / PMJ.

bottom of page