Acabou a hegemonia de Lewis Hamilton: Max Verstappen é campeão da Fórmula 1 2021



Não deu para o sete vezes campeão mundial e piloto da Mercedes, Lewis Hamilton. O título de campeão 2021 da Fórmula 1 foi para o piloto da Red Bull, Max Verstappen. O pódio do Grande Prêmio de Abu Dabi terminou com Verstappen em primeiro, Hamilton em segundo e Carlos Sainz da Ferrari, em terceiro.


O inglês Lewis Hamilton, 36 anos, e o holandês Max Verstappen, 24 anos, foram para a última corrida da temporada empatados. Os dois pilotos estavam com 369,5 pontos. Essa foi a segunda vez, em que dois pilotos chegam empatados na liderança para a última corrida da temporada. A primeira aconteceu em 1974, quando o piloto brasileiro Emerson Fittipaldi tinha os mesmos 52 pontos que o suíço Clay Regazzoni. Fittipaldi chegou em quarto na corrida, mas conseguiu o título de campeão.


A emoção da última corrida do campeonato de Fórmula 1 2021 foi até as últimas voltas. Faltando 5 voltas para o final da corrida, o carro da Williams pilotado por Nicholas Latifi bate, e força a entrada do safety car. A equipe Red Bull chamou Verstappen para o box e trocou seu pneu, já a equipe Mercedes apostou na demora da retirada do carro de Latifi - o que não houve. Na relargada, Hamilton até tento segurar Max. Mas o holandês, que estava com pneus novos conseguiu ultrapassar o inglês, e com isso vencer a prova mais importante da sua carreira.


O GP de Abu Dhabi foi marcado por duas despedidas. A Honda, fornecedora de motores deixa a Fórmula 1. Atualmente a montadora era ligada a Alpha Tauri e a Red Bull. Outra despedida foi a do piloto Kimi Raikkonen das pistas. O finlandês de 42 anos foi campeão em 2007 pela Ferrari, e possui dois vice-campeonatos, os de 2003 e 2005.