Abelhas aparecem em árvore, e assustam moradores da Rua Tiradentes, em Juazeiro



Moradores da Rua Tiradentes, no bairro Santo Antônio, em Juazeiro, norte da Bahia, estão com medo de um exame de abelhas, que apareceu em uma árvore no canteiro central. Segundo uma moradora da rua, já faz um mês que as abelhas apareceram no local. "Temos aqui na rua crianças e idosos, que ficam sentados em suas portas, e que acabam ficando com medo de sair de casa por conta das abelhas”, explicou Ana Cláudia.


Entramos em contato com a Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaurb), e formos informados que uma equipe estará indo ao local até amanhã (14), para averiguar a situação, e assim realizar o procedimento de retirada das abelhas. A secretaria também esclarece que a captura é feita durante a noite, por conta que as abelhas estão menos agitadas.


A engenheira agrônoma e responsável pelo setor de coleta de abelhas da Semaurb, Cristina Fernandes, explica que é comum o aparecimento dos insetos nas áreas urbanas, ficando mais acentuado em períodos de seca. “Em período seco, as abelhas acabam saindo do seu habitat - os locais que ficam próximo da Caatinga - e acabam vindo para as áreas mais urbanas, atrás de água e alimentos”, ressalta.




Cristiana orienta sobre o cuidado que as pessoas precisam ter, ao se deparar com algum enxame de abelha. “Alertamos para não jogar pedra, água, fazer fumaça ou fazer algum tipo de barulho. Isso pode deixar elas agitadas. Qualquer tipo de enxame que aparecer em árvores ou dentro de casa é preciso ser comunicado para a Semaurb, que assim estaremos fazendo uma averiguação para a retirada”, conclui.

A Semaurb ressalta que a população pode denunciar a presença de abelhas ou solicitar sua retirada através do telefone (74) 3612-3572 ou indo na secretaria, localizada na Rua Oscar Ribeiro, Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.







Comente e Compartilhe