Eliezer se tornou assunto entre os telespectadores do BBB 2022, nesta quinta-feira (10). O motivo para tamanha repercussão teve a ver com uma ferida que apareceu na região labial do brother.

Diante do fato do designer ser ficante de Maria, que por sua vez também fica com frequência com Linn da Quebrada, muitos internautas se mostraram preocupados com a possibilidade dele estar com herpes – o que seria um risco para os participantes. Como se não bastasse tudo isso, o integrante do time Pipoca, durante a última festa, ficou ainda com Natália, mesmo com a boca machucada.
De acordo com levantamento da Organização Mundial da Saúde (OMS) o vírus da herpes que já entrou em contato com 70% da população mundial.
Apesar da mesma denominação, a herpes possui dois tipos de vírus que se espalham de formas diferentes. O tipo 1, que ocorre na região dos lábios e do rosto com a aparição de bolhas e vesículas, costuma ser transmitido através do beijo ou do compartilhamento de talheres e bebidas, pela saliva; já o tipo 2 surge na região genital, com transmissão através do contato sexual com uma pessoa infectada.
Embora o nome se confunda com o do órgão do sistema digestivo, o neurocirurgião Fernando Gomes explica a CNN Brasil que a vesícula, no caso da herpes, é uma pequena bolha contendo um líquido. O médico classificou como “tentadora” a vontade de estourar a ferida, mas alertou que o ferimento costuma secar naturalmente e, em uma ou duas semanas, deixar de existir.
“Acredita-se que a maior parte do primeiro contato [com o tipo 1] seja durante a infância, mesmo. Só que este é um vírus neurotrópico, ele fica dentro do nervo. De repente, quando você tem alguma situação diferente, que representa uma facilidade para o vírus se manifestar, a doença fica clinicamente visível”, explicou o médico, citando a alta exposição ao sol e o toque na boca como fatores que ajudam na expressão da herpes.
Redação Cartaz da Cidade
Comente e compartilhe!