4.615 famílias são contempladas pelo Auxílio Brasil em Juazeiro, diz gerente da Casa Bolsa Família


Devido uma reforma, a Casa do Bolsa Família estará fechada amanhã (13) e na sexta-feira (14).


Em Juazeiro, norte da Bahia, famílias contempladas no programa Auxílio Brasil estão buscando atendimento na Casa do Bolsa Família, localizada no Bairro Santo Antônio, para tirar dúvidas, realizar ou atualizar o cadastro dos programas sociais do Governo Federal. O Cartaz da Cidade entrevistou a gerente da Casa do Bolsa Família, Laurinete Souza sobre as demandas dos usuários contemplados no município e como o atendimento está sendo realizado.


Sancionado em 31 de dezembro de 2021 pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), o Auxílio Brasil é o programa que atende famílias em situação de extrema pobreza e famílias em situação de pobreza, que possuírem em sua composição gestantes ou pessoas com idade até 21 anos incompletos. O programa substituiu o Bolsa Família criado em 2001.


Sobre a mudança dos programas, Laurinete explica que não houve alterações junto aos beneficiários. “Todos os beneficiários do Bolsa Família passaram automaticamente para o Auxílio Brasil, e o Governo Federal prometeu que todos na lista de espera seriam contemplados. No município de Juazeiro tivemos uma contemplação de 4.615 famílias”, explicou a gerente.






A lista completa das famílias contempladas no Auxílio Brasil, em Juazeiro deve sair nesta quarta-feira (12). No município, 111 pessoas deixaram de receber ao auxílio. Segundo Laurinete, esse corte é por conta “que provavelmente as pessoas que eram contempladas começaram a trabalhar”. Para se candidatar ao programa, é necessário que a família esteja inscrita no Cadastro Único (CadÚnico) para programas sociais do Governo Federal, com seus dados atualizados há menos de 2 anos. Para realizar o cadastro “é preciso trazer toda a documentação original (RG e CPF) das pessoas que moram na casa e comprovante de residência”, completou a gerente.


Segundo a gerente são atendidos por dia 60 a 80 pessoas. O atendimento é realizado das 8h às 14h, de segunda à sexta-feira. Devido uma reforma, a Casa estará fechada amanhã (13) e na sexta-feira (14), e o atendimento volta ao normal na próxima segunda-feira (17). O agendamento e mais informações podem ser feitas através dos telefones (74) 3611-2763 ou 3611-8916. A Casa do Bolsa Família funciona na Rua do Paraíso, no Bairro Santo Antônio.